Este blog é criado no âmbito da unidade curricular Tecnologias de Educação e Comunicação em Ambientes Educativos, do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. É um espaço onde se pode viajar entre palavras e ideias, novas e antigas, preservando e partilhando histórias enriquecedoras.


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Recursos Visuais na Sala de Aula: A Imagem


É preciso aprender a «ver» como se aprende a ler, escrever ou falar
(Lencastre & Chaves, 2003)

          A imagem é uma forma de expressão e comunicação que faz parte de todas as épocas.
         Através duma análise da imagem, podemos contribuir para um hábito de leitura visual que facilitará a compreensão do universo social em que vivemos.
         A Escola é um ambiente propício para criar o hábito de leitura da imagem. Não só para aprender a ler imagens, mas também para aprender a ler o mundo através das imagens.
        Pelas suas qualidades, a imagem tem um impacto imediato junto dos alunos, tendo estes mais facilidade em se lembrarem da informação recebida quando está associada a imagens.
        Para Lencastre & Chaves (2003), a imagem permite a abordagem de conteúdos de forma apelativa, estimulando a cooperação, possibilitando assim uma melhor compreensão e facilitando a aquisição de conhecimentos. Contudo, segundo Moderno (1992, citado por LENCASTRE, 2003), o uso das imagens unicamente como motivadoras ou ilustrativas é um uso redutor no processo de ensino/aprendizagem.
        Para Duborgel (1992, citado por LENCASTRE, 2003), no ensino pela imagem, esta deve ser instrumento de comunicação, de informação, de conhecimento, fator de motivação, de discurso, de ensinamento, meio de ilustração da aula, utensílio de memorização e de observação do real. 

Duas possíveis imagens  a analisar com os alunos ligadas à temática ambiental: 

Anúncio “Before it’s too late” - ONG WWF
  
Anúncio “Oil” Giovanni FCB - Greenpeace


Grelha de Observação de Imagens (Fixas)
  
Mensagem Linguística
Mensagem Visual
 
Perceção
Interpretação
Significante
(os objetos reais representados nas imagens)
Significado Denotativo
(leitura objetiva: o que me parece que representam os significantes)
Significado Conotativo
(leitura subjetiva: o que me parece que querem dizer os significados)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Referências:
Duborgel, B. (1992). Imaginário e Pedagogia. Lisboa: Instituto Piaget.   Coleção Horizontes Pedagógicos.
Lencastre, J. A. & Chaves, J. H. (2003). Ensinar pela imagem. Revista Galego-Portuguesa de Psicopedagoxía e Educación, n.8, a no 7. 2100-2105. Acedido em http://investigacao.ipiaget.org/edutec/ficheiros/3_ENSINAR_PELA_IMAGEM_viicongresopsicopedagoxia2003.pdf
Moderno, A. (1992). A Comunicação Audiovisual no Processo Didáctico. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário